top of page

Objetivo. 10

Descrição. Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

opcao10.jpg

·Garantir a igualdade, eliminando práticas discriminatórias no nosso dia-a-dia – Quando vemos alguém com uma atitude discriminatória tanto devido à diferente raça, etnia, origem, religião, condição económica…  devemos pronunciarmo-nos, com a intenção de “combater” essa atitude. Dessa forma, a pessoa que está a praticar essa ação aperceber-se-á que o que está a fazer é errado e, provavelmente, no futuro, não o voltará a fazer. Se fizermos isto nosso dia-a-dia, estamos a diminuir o nível de desigualdade na nossa sociedade e a aproximarmo-nos, cada vez mais, da realização deste objetivo, permitindo a sua realização até 2030. (Pat. Lince/Tribo de Exploradores/Grupo 250).

A criação de campanhas sobre as desigualdades pode alertar as pessoas para as suas ações e incentiva-las a fazer algo todos os dias para que elas diminuam ou deixem mesmo de existir. Estas campanhas falariam na desigualdade de género nas diferentes áreas, na desigualdade de oportunidades e na desigualdade por etnia ou condição social. Chamaria a atenção a coisas tão simples como um refugiado, um refugiado é uma pessoa exatamente igual a nós, mas teve de fugir do seu país para salvaguardar a sua vida e ir para outro, todos nós podíamos estar nesta condição se o nosso país estivesse em guerra e por isso é justo que eles tenham as mesmas oportunidades que qualquer pessoa e não sejam descriminados pela sua condição. Estas iniciativas abrangeriam a todos para que este objetivo seja comprido com limite em 2030 (Pat. Lince/Tribo de Exploradores/Grupo 250).

Se clicares nas imagens do progresso irás descobrir desafios do progresso pessoal que podem concorrer para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável... Consciencialização - Ação - Comprometimento

alc.png
esc.jpg
expl.png
cla.png
1
opcao10.jpg

Discute com a tua patrulha como as desigualdades influenciam a felecidade de alguém

2
opcao10.jpg

Com a tua patrulha faz um exercício de dramatização de estereótipos.

3
opcao10.jpg

Visita instituições de solidariedade, refugiados, etc.

Atividade de Patrulha: Ver curta-metragen "Zero" e refletir sobre a mesma através de um debate.

É um curta muito interessante para as tribos porque lida com questões como a discriminação e a capacidade de lidar com situações adversas.

A história é sobre um número zero que desde a infância é marginalizado devido ao seu baixo valor. Mesmo assim, Zero não perde a capacidade de aproveitar os pequenos detalhes da vida e superar todos os obstáculos que surgem em seu caminho. Essa persistência, somada ao seu valor pessoal e ao apoio de uma pessoa que você ama, fará com que sua vida mude para sempre.

(enquadra-se nos desafios do progresso pessoal sobre inclusão, estereótipos e desigualdades)

  • Facebook
bottom of page